Beco do Batman, na Vila Madalena |
Famoso por receber turistas de todas as partes do mundo, o Beco do Batman,localizado na Vila Madalena, tem sofrido com a onda de violência. Em 2015 houve vários registros de arrastões. Com medo, moradores e comerciantes do bairro solicitaram à Polícia Militar um reforço no policiamento no local.
Conhecida como uma galeria a céu aberto, a viela que fica na Rua Gonçalo Afonso, tem suas paredes cobertas com grafite. Uma história que começou nos anos 80, quando um desenho do Batman apareceu por ali. “Quando chegamos, o lugar estava sujo e deteriorado. Então começamos a pintar, todas as semanas”, relembra o grafiteiro Rui Amaral. Sobre os assaltos que tem se tornado uma constante no lugar, Amaral tem medo de que o local volte ao abandono daquela época. “Fico temeroso que as pessoas não visitem mais o beco por conta dos assaltos, que os artistas tenham medo de pintar ali e que abandonemos de novo aquela viela”, fala o artista.
Muitos turistas frequentam o Beco do Batman,com o sucesso do local, e os criminosos viram potencial nesse público, que carregam celulares e câmeras fotográficas à mostra.
"Os turistas sempre entram na minha loja reclamando de assaltos, é uma constante", diz Luiza Perez, dona de uma loja. “Já pedimos mais policiamento no local, por ser um ponto turístico”, completa Luiza. Ainda segundo ela, os crimes aumentaram após a Copa do Mundo, quando milhares de turistas frequentavam o bairro em dia de jogos.
Para o artista Alex Senna, os governantes precisam cuidar melhor desses espaços artísticos,“as autoridades públicas precisam olhar com cuidado esses locais. Dar mais segurança para os artistas trabalharem e para a visitação dos turistas. Para o grafiteiro esses locais popularizam a arte, “o Beco do Batman é um exemplo de democratização da arte, é cultura gratuita pra quem quiser ver”, completa Senna.
0 comentários:
Postar um comentário